Sobre a empresa

O Banco do Brasil (BB), uma das instituições financeiras mais antigas do país, continua sendo um dos principais players do mercado financeiro brasileiro. Atualmente, é uma sociedade de economia mista, com a União Federal detendo 50% das ações, o que o torna o acionista majoritário. A outra metade das ações é distribuída entre investidores privados e instituições financeiras.

Presente no mercado internacional desde 1941, por meio de sua própria rede e parcerias estratégicas, o Banco do Brasil (BB) alcança cerca de 100 países. Como pioneira entre as empresas brasileiras a ser listada em bolsa, desde 1906, a instituição possui os mais elevados padrões de governança corporativa.

Toda a sua base acionária é composta por ações ordinárias (BBAS3) desde 2002, e seus American Depositary Receipts (ADRs) são negociados no mercado norte-americano desde 2009, com a migração para o nível II em 2014. O BB também está presente no mercado acionário, sendo identificado pelo ticker BBAS3F.

Confira o artigo completo para conhecer os principais detalhes sobre a trajetória e o histórico de resultados do BB.

Como investir no Banco do Brasil (BBAS3)?

Para adquirir as ações BBAS3, o investidor precisa ter em mente alguns passos básicos, são eles:

  1. Abra uma conta em uma corretora – Escolha uma corretora de valores que seja credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Algumas corretoras populares no Brasil incluem XP Investimentos, Clear, e Rico.
  2. Transfira fundos para sua conta da corretora – Depois de abrir a conta, transfira o dinheiro que você deseja investir para a conta da corretora.
  3. Acesse o home broker da corretora – O home broker é a plataforma onde você pode comprar e vender ações. Procure pelo ticker BBAS3, que representa as ações ordinárias do Banco do Brasil.
  4. Envie uma ordem de compra – Decida quantas ações deseja comprar e envie a ordem de compra através do home broker. Você pode comprar ações em lotes de 100 ou no mercado fracionário, onde é possível comprar menos de 100 ações.

Importante! Não deixe de monitorar o desempenho das suas ações e fique atento a notícias e análises que possam impactar o valor das ações do BB.

Vale a pena investir em BBAS3?

Investir no Banco do Brasil (BBAS3) pode ser uma boa opção, especialmente para quem está interessado em ações de empresas sólidas e com bom histórico de dividendos. De todo modo, a decisão de investir ou não em um ativo depende, sobretudo, de vários fatores individuais.

À priori, é preciso avaliar o perfil de investidor. Quem é conservador e prioriza segurança, pode não se sentir à vontade para investir no mercado acionário. Por outro lado, se é arrojado e aceita mais riscos em busca de retornos maiores, as ações do Banco do Brasil podem ser uma alternativa para diversificar sua carteira.

Em suma, toda e qualquer decisão de investimento deve ser personalizada, e alinhada com o perfil e os objetivos de cada investidor. Tal processo pode demandar certa complexidade, portanto, pode ser útil a consulta de um assessor de investimentos.