O dólar está barato e você já está cansado de saber disso. 

Todos os dias, temos notícias de grandes fontes de informação na internet tentando render mais alguma matéria sobre o assunto a fim de chamar a sua atenção. Inclusive, agora mesmo, você só está lendo esse texto porque as palavras “dólar” e “barato” estavam logo no começo do título.

Mas, antes que você me chame de hipócrita ou até mesmo conclua que só usei essas palavras como isca para te atrair para a leitura, quero ao menos expor a minha reflexão do modo mais gentil possível: dólar barato pode não significar absolutamente nada pra você.

“Mas como assim, Correia? Todo mundo está dizendo que…” Sim, amigo(a), está todo mundo dizendo um montão de coisas o tempo todo, e não necessariamente isso serve pra todo cidadão brasileiro, inclusive você.

Por exemplo, se você é um empresário que exporta/importa ou é um investidor que busca alocações em moedas fortes, tudo bem, essas notícias realmente têm muita relevância para você.

Agora, se você é aquela pessoa “espertinha” que se acha a detentora da informação privilegiada e da conclusão (que sinceramente, é bem óbvia) de que o dólar está barato, eu tenho uma coisa pra te falar.

Digamos que talvez você seja um espertinho como esse que eu citei, que no fundo não está entendendo nada dos movimentos do mercado. Então, você decide comprar dólares e mais dólares para, no final das contas… fazer um grande NADA com eles. 

“Quando valorizar eu vendo”, você pensa.

Então, deixa que eu te dizer o que vai acontecer

Das duas, uma: você vai acertar em cheio e ganhar seus ricos 30 centavos por dólar comprado, concluindo que você é realmente um gênio, ou… vai comprar dólar e amargar um grande período de lateralização da moeda, podendo, inclusive, ver alguma queda em relação ao preço que comprou, o que vai te colocar em desespero ou só fazer você perder seu tempo e paz de espírito mesmo. 

Porém, se você acertar e ganhar algumas migalhas no seu “trade”, eu acredito que seja até mesmo pior. Isso porque um dia esses movimentos vão acontecer de novo e você vai tentar, mais uma vez, ser um grande gênio das finanças.

E num desses momentos, pode ser que você se quebre. E eu costumo dizer que quebrar com mais coragem é sempre pior.

Em resumo: compre dólar barato sim, mas invista esse dólar e PARE de pensar em preço como um único gatilho de compra. Para o investidor, o preço realmente importa, mas NUNCA será seu único critério de avaliação.

Já para o espertinho do mercado, o preço é a única coisa que importa. Ele ignora as leis universais de risco VS retorno, diversificação e juros compostos.

No fim, pode até ter um ou outro que vai ganhar um dinheirinho. Mas, tenha ciência de que esse camarada não entendeu como o jogo funciona de verdade, e uma hora a conta da ignorância chega.

Então, eu reafirmo o que todos já sabem, o dólar está sim barato! Mas, agora me responda uma coisa, já que você chegou até aqui: o dólar barato realmente importa pra você?

Gabriel Correia

Assessor e mentor de investimentos desde 2020 e investidor desde 2016, Gabriel Correia dedica seus estudos ao que chama de "análise realista", separando tradicionais discursos ilusórios da realidade dos investimentos. Atualmente, é sócio no escritório InvestSmart, vinculado à XP, e colunista de empreendedorismo e investimentos do Melhor Investimento.