Depois de 31 longos dias, o Ibovespa já tem o seu desempenho do primeiro mês do ano. Em janeiro, o principal índice da Bolsa de Valores apresentou alta de 3,4%.

Entre os fatores que mais contribuíram para o resultado, podem ser atrelados aos números positivos a alta no preço das commodities e também a queda da inflação global. Em contrapartida, os ganhos só não foram maiores por conta de baixas no setor bancário e instabilidades no cenário político.

Caso Americanas (AMER3)

Após a divulgação de inconsistências na contabilidade que resultaram em um rombo de R$ 20 bilhões nas contas da Americanas, ainda na segunda semana de janeiro, muitos bancos se viram numa tendência negativa, já que a varejista entrou com um pedido de recuperação judicial e muitas dessas instituições financeiras estão entre os seus principais credores.

Cenário político no Brasil

Economistas do mercado financeiro estão de olho no que deve acontecer após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, onde será decidido, na próxima quarta-feira, manter, aumentar ou diminuir a taxa básica de juros da economia, a Selic.
A previsão, no entanto, considera a manutenção da Selic em 13,75% ao ano.

Commodities como destaque positivo

A China decidiu suspender a quarentena para viajantes internacionais e isso impulsionou a procura por commodities, uma vez que, agora, a segunda maior economia do mundo está de portas abertas e isso deve aumentar o fôlego em busca de matéria-prima.

Equipe MI