O presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, recentemente alertou que as taxas de juros dos Estados Unidos podem subir mais do que o previsto pelos formuladores de políticas do FED, o banco central norte-americano.

Powell citou dados do início deste ano, mostrando que a inflação reverteu a desaceleração que mostrou no final de 2022, o que sugere uma política monetária mais rigorosa à frente para desacelerar uma economia em crescimento.

Ainda de acordo com o presidente do FED, os dados econômicos mais recentes foram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente. Por último, Powell também mencionou que, se a totalidade dos dados indicasse que um aperto mais rápido é justificado, o Fed estaria preparado para aumentar o ritmo das altas de juros.

Desse modo, tudo indica que a taxa dos fundos federais provavelmente será maior do que a indicação anterior das autoridades do Fed. Em dezembro de 2022, as autoridades fixaram a taxa terminal em 5,1%, mas os preços atuais de mercado subiram para uma faixa de 5,5% a 5,75% após as observações de Powell.

De acordo com dados do CME Group, os preços de mercado indicaram fortemente uma forte possibilidade de um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de juros durante as reuniões do FOMC (em português, Comitê Federal de Mercado Aberto). A decisão de aumentar ou não os juros será revelada nos dias 21 a 22 de março.

Fed e o mercado

Os investidores e o mercado financeiro têm ficado cada vez mais preocupados com o aumento da inflação nos EUA e o impacto que isso pode ter na economia em geral. Powell disse que a tendência atual mostra que o trabalho de combate à inflação do Fed não acabou, embora tenha notado que alguns dos dados quentes da inflação de janeiro podem ser o produto de um clima excepcionalmente quente.

As ações na bolsa de valores norte-americanas caíram acentuadamente e os rendimentos do tesouro saltaram depois que os comentários de Powell foram divulgados na última terça-feira (8). No entanto, Powell reiterou que as decisões sobre as taxas serão tomadas “reunião por reunião” e dependerão dos dados e de seu impacto na inflação e na atividade econômica, e não em um curso predefinido.

Em resumo, as observações de Powell sugerem que as taxas de juros dos EUA podem subir mais do que o esperado pelos formuladores de políticas do Fed. O mercado financeiro tem reagido a essas mudanças e pode haver mais volatilidade no futuro próximo. Os investidores devem ficar atentos aos dados econômicos e às reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto para entender como o Fed está respondendo à inflação e à atividade econômica.

Últimas: