Enel retira mais de 5 toneladas de cabos irregulares e clandestinos em São Paulo
A operação da Enel incluiu 5.426 fiscalizações e 857 notificações a operadoras de telecom, combatendo cabos clandestinos que poluem visualmente e aumentam riscos de acidentes em SP e municípios paulistas.

A Enel Distribuição São Paulo intensificou as ações de fiscalização e ordenamento da rede elétrica e, apenas no primeiro semestre de 2025, removeu 5,3 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular ou clandestina em sua infraestrutura. As operações alcançaram 24 municípios paulistas e resultaram na regularização de 27,6 mil pontos de compartilhamento, melhorando a qualidade do fornecimento de energia.
Uma das iniciativas de maior destaque ocorreu na noite desta quarta-feira (3), na Alameda Santos, região da Avenida Paulista, em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras. Nessa ação, a Enel retirou cerca de 800 kg de fiação irregular e alguns postes instalados de forma indevida no trecho. A limpeza na via seguirá até o início do próximo mês e será estendida para a Rua Pamplona.
O presidente da Enel Distribuição São Paulo, Guilherme Lencastre, e o secretário das Subprefeituras, Fabricio Cobra Arbex, acompanharam de perto a operação. Segundo a companhia, a medida busca combater o crescimento das redes instaladas sem contrato, fora das normas técnicas ou sem identificação, que além de poluir visualmente a cidade, oferecem riscos de acidentes para a população.
No primeiro semestre, a Enel também realizou 5.426 fiscalizações diretas e emitiu 857 notificações formais às operadoras de telecomunicações responsáveis pelas irregularidades.
Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: