O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou antecipadamente nesta segunda-feira (28) na eleição presidencial, escolhendo Kamala Harris, sua vice-presidente e candidata democrata, que disputa a presidência contra Donald Trump

Biden, que anunciou em julho a desistência de sua reeleição, participou da votação em sua seção eleitoral em New Castle, Delaware, onde aguardou na fila ao lado de dezenas de eleitores.

Questionado sobre sua participação limitada na campanha de Harris, Biden rebateu os rumores de afastamento: “Fiz muita barriga de aluguel”, afirmou. “Mas a verdade é que sempre tive que ser presidente ao mesmo tempo”, disse, evitando entrar em detalhes.

O site Politico destacou que, embora Biden tenha aparecido em alguns eventos com Harris, seu papel na campanha tem sido discreto. Ele participou de um comício em Pittsburgh no último fim de semana e planeja estar na Filadélfia na próxima sexta-feira (1º).

Biden também fez questão de ironizar um comício recente de Trump no Madison Square Garden, descrevendo-o como “cheio de ódio” e “simplesmente embaraçoso”.

Durante a votação, o presidente aguardou pacientemente na fila com cerca de 50 eleitores, incluindo pessoas que estavam votando pela primeira vez. 

Em um momento descontraído, ele ajudou a empurrar a cadeira de rodas de uma idosa à sua frente. Entre os eleitores, um homem usava um boné vermelho provocativo com a frase: “Eleja aquele ‘filho da p… de novo’”.

Essa última semana de campanha não foi como Biden havia planejado inicialmente. Mas quando o presidente – que abandonou sua candidatura após um desempenho desastroso em um debate – foi questionado se o momento era agridoce, ele respondeu com leveza: “Isso é doce”.