Casa do Pão de Queijo inicia processo de recuperação judicial
A rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo iniciou um processo de recuperação judicial devido a uma dívida de R$ 57 milhões, conforme protocolado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) na última sexta-feira (28). Como motivação, a empresa alega dificuldades para se recuperar dos impactos da Covid-19, que afetaram significativamente seu faturamento. […]

A rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo iniciou um processo de recuperação judicial devido a uma dívida de R$ 57 milhões, conforme protocolado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) na última sexta-feira (28).
Como motivação, a empresa alega dificuldades para se recuperar dos impactos da Covid-19, que afetaram significativamente seu faturamento. Além disso, as recentes enchentes no Rio Grande do Sul prejudicaram operações rentáveis no estado, resultando em redução expressiva de receita e demissões, segundo comunicado da Casa do Pão de Queijo.
Fundada em 1967, a Casa do Pão de Queijo se apresenta como pioneira na comercialização deste produto. A primeira loja foi aberta no centro de São Paulo, e a primeira fábrica foi inaugurada em 1983 na zona oeste da capital paulista. A empresa expandiu seu modelo de negócios na década de 1980 através do sistema de franquias.
Durante os anos 2000, recebeu investimentos do fundo de private equity do Banco Pátria, o que possibilitou a construção de uma segunda fábrica no interior de São Paulo. O Banco Standard também se tornou sócio em 2009. Em 2012, a família fundadora reassumiu 100% do controle do negócio.