A Western Union, líder global em transferências de dinheiro, firmou uma parceria com a plataforma de serviços financeiros Bom pra Crédito (BPC) para ampliar o acesso ao crédito de seus clientes no Brasil. 

O programa visa atender consumidores que necessitam de crédito ou empréstimos para remessas internacionais. O serviço, testado em quatro lojas da Western Union desde março, será expandido para todas as 93 unidades da empresa até o fim de junho.

Com essa parceria, os clientes da Western Union poderão utilizar o crédito para remessas internacionais, beneficiando imigrantes que precisam apoiar financeiramente suas famílias em outros países, viajantes, ou estudantes brasileiros com despesas no exterior. 

A plataforma da BPC permitirá o acesso a linhas de crédito com juros a partir de 1,50%, oferecidas por 43 instituições financeiras parceiras.

Nos próximos meses, a plataforma usada na parceria será aprimorada para incluir mais idiomas. Segundo Glauber Semino, diretor de digital banking da Western Union, essa é uma demanda bastante necessária.

“Tem muitos estrangeiros que são clientes nossos no Brasil. Na região de Interlagos, em São Paulo, por exemplo, há muitos haitianos que usam o nosso serviço, mas não conseguem entender direito o idioma e pedem uma landpage em crioulo. Na região do Brás, onde há muitos bolivianos, pedem para que seja em espanhol. E assim por diante”, conta.

“Fizemos um laboratório que funcionou bem. Temos um backlog de ideias e melhorias para implementar agora. Estamos escrevendo uma nova história aqui”, acrescenta Semino.

Desde o início da parceria em março, a Western Union e a Bom pra Crédito (BPC) receberam mais de 400 solicitações de crédito, totalizando aproximadamente R$320 mil. 

Mais sobre a parceria

Desse montante, mais de R$180 mil foram aprovados. “Percebemos que houve adesão e procura, e que estamos atendendo a uma necessidade dos clientes. Por isso, decidimos avançar para a segunda fase do programa”, afirmou Leonardo Grapeia, membro do conselho consultivo da BPC.

Atualmente, a plataforma da BPC permite o acesso a crédito através de 40 instituições financeiras, com a meta de aumentar para 50 até o final do ano. As empresas explicam que a parceria é um co-branding, sem constituir uma joint venture. 

“Há uma remuneração envolvida nesse acordo, com aportes de cada loja no negócio, mas não se trata de uma joint venture,” esclareceu o diretor de digital banking da Western Union, que finalizou explicando que “no site da Western Union, deixamos claro até onde vai a responsabilidade de cada empresa.”