A especulação em torno da possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4) está alimentando discussões em Brasília. Rumores sobre a saída iminente de Jean Paul Prates têm levado líderes políticos e membros do governo a considerar diferentes cenários para o futuro da empresa.

Desde a semana passada, quando os primeiros rumores surgiram, as conversas nos corredores do poder têm se intensificado. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou não ter participado das discussões, destacando que o assunto está sendo tratado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Casa Civil. A possibilidade de saída de Prates fez com que o ex-presidente Lula convocasse uma reunião, posteriormente cancelada devido a vazamentos.Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, surge como um possível substituto, mas também há discussões sobre a possibilidade de manter Prates no cargo, talvez em uma nova estrutura de governança.

A incerteza em torno da liderança da Petrobras tem levado a um clima de expectativa e ansiedade, com diferentes atores políticos buscando influenciar o desfecho dessa história.