Navios-tanque carregados com milhões de barris de diesel russo estão atualmente ancorados ao longo da costa do Brasil – com mais a caminho.

De acordo com a Kpler e dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg, esses navios, que transportam pelo menos 3,2 milhões de barris de diesel provenientes de portos da Rússia, encontram-se parados em águas brasileiras.

A razão para a paralisação das cargas não está clara. No entanto, esse excesso é apenas o mais recente sinal de perturbação no fornecimento da indústria de petróleo da Rússia, em meio a sanções impostas pelos EUA e aliados. Além das cargas de diesel paradas em navios-tanque no Mediterrâneo e no Golfo da Guiné, há também um acúmulo de cargas de petróleo aguardando fora dos portos indianos.

Embora o volume seja significativo – 3,2 milhões de barris representariam aproximadamente duas semanas de importações brasileiras de diesel – parece que não houve uma interrupção completa na descarga de cargas da Rússia no Brasil.

Entretanto, há pelo menos mais 3,3 milhões de barris de diesel atualmente a caminho do Brasil, a maioria deles viajando pelo Atlântico. É improvável que os operadores continuem a enviar essas cargas se não puderem descarregá-las.

Outras embarcações estão programadas para o Brasil, mas seus movimentos indicam que talvez não cheguem ao país tão rapidamente. Além disso, o Brasil importou diesel dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait este mês.