A Petrobras (PETR4) anunciou avanços significativos em suas negociações com a Mubadala Capital para estabelecer uma parceria estratégica no setor de downstream. Segundo o comunicado divulgado na última sexta-feira (15), as empresas estão considerando a possibilidade de aquisição de participação na Refinaria de Mataripe, localizada em São Francisco do Conde (BA), além do desenvolvimento de uma biorrefinaria integrada.

Conforme o divulgado pela Petrobras, a parceria com Mubadala Capital está em fase inicial de avaliação, incluindo a realização de due diligence dos ativos e a definição do modelo de negócio mais adequado. “Também serão discutidos o escopo dos potenciais investimentos futuros e desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com o Mubadala Capital.”, comunicou

Dados da Petrobras informam que A Refinaria de Mataripe, tem capacidade de processar 333 mil barris por dia. Além disso, o projeto de biorrefino integrado, possui uma capacidade projetada de produção de 20 mil barris ao dia na fase inicial

A petroleira ressaltou que as empresas ainda não formalizaram nenhum documento vinculante. 

“O processo de análise da parceria será feito com respeito aos processos e governança interna de ambas as companhias, às pessoas e aos compromissos assumidos junto aos governos, agências reguladoras e demais públicos de interesse”, informou a petroleira.

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.