O volume de vendas de resinas da Braskem (BRKM5) no mercado brasileiro apresentou uma redução de 9% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 785 mil toneladas, conforme indicado em relatório de produção divulgado nesta segunda-feira (19).

De acordo com a Braskem, essa diminuição é atribuída ao “maior volume de PE [polietileno] vendido no último trimestre de 2022 devido à maior demanda neste período”. Em termos sequenciais, a queda foi de 11%, sendo explicada principalmente pela estratégia de priorização de vendas com maior valor agregado e pela sazonalidade do período.

No acumulado do ano, o volume de vendas de resinas da Braskem no mercado brasileiro registrou uma diminuição de 5%, sendo justificada pela “maior oferta de produtos no mercado internacional combinada com a priorização de vendas com maior valor agregado”, afirmou a Braskem.

Exportações de resinas e químicos da Braskem apresentam variações

As exportações de resinas da Braskem no quarto trimestre de 2023 atingiram 210 mil toneladas, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior e de 2% na comparação trimestral. Este crescimento foi impulsionado principalmente por oportunidades comerciais de polietileno (PE) e polipropileno (PP) na América do Sul. Entretanto, em comparação com 2022, o volume de exportações de resinas da Braskem diminuiu 3%, atribuído aos altos níveis de estoque na cadeia global, afetando a demanda por produtos no período.

Quanto aos principais químicos da Braskem, as vendas no mercado brasileiro apresentaram uma queda de 15% na base anual, porém registraram um aumento de 2% na base trimestral, devido à normalização da produção de alguns clientes que realizaram paradas programadas nos últimos meses.

No geral, as vendas de químicos da Braskem no mercado brasileiro ao longo do ano foram 17% menores, devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda global, além do menor volume de vendas de gasolina, em decorrência da menor disponibilidade do produto para venda.

Quanto às exportações dos principais químicos da Braskem no quarto trimestre, estas cresceram 10% em relação ao ano anterior, atingindo 81 mil toneladas, impulsionadas por melhores oportunidades comerciais no mercado internacional de combustíveis. Na comparação anual, as exportações cresceram 7%, principalmente devido ao aumento nas vendas de gasolina, benzeno e tolueno.