A Receita Federal anunciou a abertura da consulta para um novo lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com um crédito bancário programado para o próximo dia 28 de dezembro. O montante a ser distribuído é expressivo, totalizando R$ 370.453.244,97, destinado a 244.476 contribuintes.

Dentro desse grupo, destaca-se um valor de R$ 268.895.534,49 destinado aos contribuintes prioritários, incluindo 4.314 idosos com mais de 80 anos, 39.830 indivíduos entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave, 8.831 cuja principal fonte de renda é o magistério, e 93.584 que receberam prioridade pelo uso da Pré-preenchida ou optaram pela restituição via PIX. Além disso, 92.972 contribuintes não prioritários também serão contemplados.

Como saber se eu recebo no novo lote de restituição do imposto de renda?

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página oferece orientações e canais de serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, através do extrato de processamento acessado no e-CAC.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, os contribuintes têm a opção de retificar as informações equivocadas. A Receita Federal disponibiliza ainda um aplicativo para tablets e smartphones, facilitando a consulta sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. Esteja atento às datas e consulte para garantir o recebimento da sua restituição.