Renda fixa se destaca entre os investimentos mais buscados em 2023; confira a lista
Investimentos mais buscados em 2023: este ano foi caracterizado pelo início do processo de redução da taxa de juros no Brasil. Apesar dessa mudança, a taxa Selic, ainda em níveis elevados, conseguiu manter o interesse dos investidores pela renda fixa. Não surpreendentemente, ao longo do ano, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) destacaram-se como os […]

Investimentos mais buscados em 2023: este ano foi caracterizado pelo início do processo de redução da taxa de juros no Brasil. Apesar dessa mudança, a taxa Selic, ainda em níveis elevados, conseguiu manter o interesse dos investidores pela renda fixa. Não surpreendentemente, ao longo do ano, os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) destacaram-se como os ativos mais buscados em todos os meses, de acordo com dados do buscador de investimentos Yubb. Os títulos públicos do Tesouro Direto, bem como as letras de crédito imobiliário (LCIs) e as letras de crédito do agronegócio (LCAs), ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No entanto, em comparação com dezembro do ano anterior, observou-se um movimento ascendente de alguns ativos de renda variável nesse ranking, indicando que os investidores estão gradualmente dispostos a assumir mais riscos, embora de maneira cautelosa.
Os dados mensais coletados pelo Yubb revelam os investimentos mais procurados ao longo do ano. De acordo com a plataforma, quatro dos cinco principais lugares no ranking anual são ocupados por ativos de renda fixa. A exceção notável são os fundos multimercados, que ocupam a quarta posição e oferecem aos investidores uma maneira cautelosa de aumentar a exposição ao risco. Essas carteiras permitem que os investidores tenham exposição tanto a ativos de renda fixa quanto a ativos de renda variável.
Comparando com a lista de investimentos mais procurados de dezembro do ano anterior, algumas mudanças são evidentes, com ativos de renda variável ascendendo algumas posições no ranking.
Há um ano, por exemplo, os fundos de investimento imobiliário (FIIs) ocupavam a quinta posição no ranking de ativos de renda variável. As ações estavam em sexto lugar, os fundos multimercados em sétimo, os fundos de índices (ETFs) em oitavo e os fundos de ações em nono.
Ao longo de 2023, os fundos multimercados avançaram para a quarta posição, destacando a estratégia dos investidores de diversificar a carteira com um toque de risco, mas ainda mantendo cautela, dada a volatilidade do cenário.
Além da ascensão dos fundos multimercados, outras mudanças na lista indicam um aumento tímido no apetite ao risco. As ações permaneceram em sexto lugar, enquanto os fundos de ações subiram da nona para a oitava posição. Notavelmente, as criptomoedas, ausentes na lista do ano anterior, conquistaram um lugar no ranking, ocupando a décima posição. Confira o ranking a seguir:
Investimentos mais buscados em 2023*
- CDBs
- Tesouro Direto
- LCI/LCA
- Fundos multimercado
- LC/RDB
- Ações livres
- Fundos imobiliários (FIIs)
- Fundos de ações
- Debêntures
- Criptomoedas
*De janeiro até o começo de dezembro
Fonte: Yubb
Ativos mais procurados em dezembro de 2022
- CDBs
- LCIs e LCAs
- Tesouro Direto
- LCs e RDBs
- Fundos imobiliários (FIIs)
- Ações
- Fundos multimercado
- Fundos de índice (ETF)
- Fundos de ações
- Debêntures
Fonte: Yubb