Enel registra lucro expressivo de 4,25 bilhões de euros
A Enel divulgou seus resultados financeiros referentes ao primeiro semestre de 2023, apresentando um lucro líquido de 4,25 bilhões de euros. Essa cifra representa um impressionante aumento de 141,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro foi de 1,76 bilhão de euros. Os números foram divulgados no balanço corporativo da empresa […]

A Enel divulgou seus resultados financeiros referentes ao primeiro semestre de 2023, apresentando um lucro líquido de 4,25 bilhões de euros. Essa cifra representa um impressionante aumento de 141,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro foi de 1,76 bilhão de euros. Os números foram divulgados no balanço corporativo da empresa nesta terça-feira (7), evidenciando um desempenho financeiro sólido.
Por outro lado, a receita total da Enel teve uma diminuição durante o primeiro semestre, passando de 105,522 bilhões de euros para 69,534 bilhões de euros. No Brasil, um dos principais mercados da empresa, as receitas também registraram queda, caindo de 6,732 bilhões de euros para 5,805 bilhões no mesmo período.
A Enel atribui esse desempenho a fatores subjacentes que impulsionaram a atualização das informações e estimativas que a empresa fornece ao mercado, conhecidas como “guidance”. Embora os números de receita possam sugerir uma desaceleração em comparação com o período anterior, a empresa enfatiza que a sua lucratividade tem sido positivamente impactada por outros fatores, resultando em um lucro líquido substancialmente maior.
Enel vai ressarcir prejuízos após apagão em São Paulo
A Enel e outras empresas de distribuição de energia operando em São Paulo concordaram em apresentar uma proposta de compensação pelos prejuízos enfrentados pelos consumidores devido ao apagão que já dura mais de três dias em alguns locais. A concessionária estima que cerca de 300 mil propriedades foram afetadas, incluindo 185 mil na capital paulista.
Os detalhes sobre como as perdas serão reembolsadas e quem terá direito a solicitar esse reembolso ainda não foram definidos. Durante uma entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes na noite desta segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas mencionou pequenos comerciantes e pessoas de baixa renda como possíveis beneficiários desse processo.
O problema de falta de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo começou na sexta-feira, quando um vendaval causou danos aos transformadores, deixando mais de 4 milhões de residências no escuro.
As fortes chuvas e ventos, com velocidades superiores a 100 km/h, causaram a queda de centenas de árvores, interrupções nos semáforos e resultaram na morte de sete pessoas no estado, incluindo duas na capital paulista. A Enel se comprometeu a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para todos até esta terça-feira (7).