O Conselho de Administração da rede de academias SmartFit (SMFT3) aprovou a 8ª emissão de debêntures simples, no valor de R$ 600 milhões. Serão emitidas 600 mil debêntures com valor nominal unitário de R$ 1 mil, em uma série única. Estas debêntures não poderão ser convertidas em ações e são da espécie quirografária.

Essas debêntures terão juros remuneratórios que correspondem a 100% da variação acumulada das taxas médias diárias dos DI, acrescida de spread (sobretaxa), limitada a 1,95% ao ano. O prazo de vencimento das debêntures é de sete anos, com o vencimento previsto para 20 de outubro de 2030. Os pagamentos serão feitos em parcelas semestrais e consecutivas, sempre no dia 20 dos meses de abril e outubro, com a primeira parcela devida em 20 de abril de 2024.

A SmartFit informou que a totalidade dos recursos líquidos obtidos com a emissão será utilizada para fins corporativos gerais e reforço do capital de giro. Esta decisão foi anunciada pela SmartFit em um comunicado oficial nesta quinta-feira.

Para avaliar a emissão, a agência de risco Fitch atribuiu à empresa um Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ com perspectiva “estável”. A agência considera que o perfil de crédito da empresa se beneficiará com o aumento das receitas, geração de caixa e rentabilidade, resultantes do crescimento da base de alunos, da eficiente gestão de custos e despesas, bem como da capacidade de ajustar os preços.

A agência de risco também destacou a ampla flexibilidade financeira da SmartFit e previu que sua alavancagem líquida ajustada permanecerá moderada e próxima de 3 vezes, mesmo com a expectativa de fluxos de caixa livre negativos devido ao seu programa de crescimento significativo.