X, ex-Twitter, pretende pedir reativação do serviço no Brasil até segunda-feira
A rede social está suspensa no Brasil desde o fim de agosto, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
A plataforma de mídia social X, de propriedade do bilionário Elon Musk, planeja entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) os documentos solicitados e pedir a reativação de seu serviço no Brasil até a próxima segunda-feira (30), segundo fontes próximas ao assunto.
A rede social, anteriormente conhecida como Twitter, está suspensa no Brasil desde o fim de agosto, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. O bloqueio ocorreu no contexto de uma investigação sobre “milícias digitais”, que, segundo Moraes, teriam utilizado redes sociais para espalhar mensagens de ódio no país.
Em meio a esse impasse, o X encerrou suas operações no Brasil e demitiu funcionários, incluindo seu representante legal, o que gerou uma violação à legislação local, que exige a presença de um representante no país.
Fontes afirmam que a plataforma poderá retomar suas atividades no Brasil já na próxima semana, após apresentar ao STF a documentação que comprova a nomeação de um novo representante legal.
Na semana passada, os advogados do X informaram que a empresa já havia nomeado uma nova representante no Brasil, conforme exigido pelo tribunal, mas não apresentaram os documentos necessários para comprovar que ela estava devidamente autorizada para exercer a função.
Com o envio da documentação, a empresa espera resolver a situação. Além disso, o X também começou a cumprir outras determinações do STF, como bloquear perfis de usuários envolvidos na disseminação de desinformação e pagar uma multa de R$ 18 milhões, tanto pela própria plataforma quanto pela Starlink, outra empresa de Musk.
A empresa busca melhorar seu relacionamento com o ministro Alexandre de Moraes e atuar normalmente no Brasil, assim como outras empresas de tecnologia, indicaram as fontes.
Com: Infomoney