A mineradora Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (23) que já tem um novo CEO para a Vale Base Metals (VBM): Shaun Usmar, que assumirá o cargo no quarto trimestre de 2024, trazendo consigo uma vasta experiência e visão estratégica para liderar a empresa em sua próxima fase de crescimento.

De acordo com o comunicado da Vale, Usmar ficará baseado em Toronto. Além disso, a nota enfatiza que ele é um executivo internacional de mineração com mais de 30 anos de experiência, que trabalhou globalmente em funções operacionais, financeiras e de liderança executiva em algumas das maiores e mais rapidamente crescentes empresas de mineração do mundo.

Entre os destaques da carreira de Usmar, estão a fundação da Triple Flag e a atuação como vice-presidente executivo sênior e diretor financeiro da Barrick Gold Corporation de 2014 a 2016. Durante esse período, ele desempenhou um papel fundamental na reestruturação da empresa.

Além disso, ele inclui em seu currículo cargos de destaque na Xstrata, como de Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios em Londres, Diretor Financeiro do negócio global de Ferroligas da Xstrata na África do Sul e Diretor Financeiro do negócio global de Níquel da Xstrata no Canadá. Usmar ingressou na empresa em 2002 como executivo sênior e ajudou a transformar a Xstrata em uma das maiores mineradoras diversificadas do mundo. 

Ele ainda fez parte da BHP Billiton, onde ocupou funções em finanças corporativas e operações nas indústrias de aço e alumínio. Esta vasta experiência será inestimável em sua nova função como CEO da Vale Base Metals.

Mark Cutifani, presidente da Vale Base Metals, declarou que “após um minucioso processo de busca externa, estamos muito satisfeitos que Shaun se junte a nós como CEO da VBM. Shaun tem um excelente histórico em nosso setor e estou confiante de que ele é a pessoa certa para liderar nossa empresa enquanto buscamos capturar o potencial de valor dos nossos recursos e ativos”, disse.

Vale destacar que a Vale está em processo de decisão de quem será seu próximo CEO, já que o atual, Eduardo Bartolomeo, segue a frente da mineradora somente até o fim de 2024. Para isso, a mineradora contratou a consultoria Russell Reynolds na busca de candidatos para o cargo, sendo que o cronograma prevê para setembro a aprovação de uma lista com três nomes.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.