Chamada de Cohere, a empresa rival da ChatGPT, trabalha com modelos para aplicações de inteligência artificial, está em negociações para aporte bilionário em uma rodada de financiamento. Se tudo correr bem, o financiamento da startup pode colocá-la no patamar de valor estimado de US$ 6 bilhões. As informações são da Agência Reuters. 

Com criação em 2019, a empresa segue como uma das mais atraentes quanto à inteligência artificial. A captação é o principal demonstrativo sobre o interesse de investidores quanto ao assunto de inteligência artificial generativa.

Os concorrentes da Cohere hoje são a OpenAI, criadora do ChatGPT e tantas outras grandes companhias de tecnologia que também andam investindo por conta própria no tema. 

A Cohere foi criada por ex-pesquisadores da Alphabet e saiu na frente de outras startups devido ao histórico dos seus fundadores. Seus membros estão estudando hoje uma forma de introduzir um novo modelo de diálogo, ainda que muito similar ao que ocorre com o ChatGPT. A ideia é que os usuários corporativos produzam textos e se vejam envolvidos com o modelo a fim de aperfeiçoá-los.

Diferencial Cohere x ChatGPT

A principal diferença do ChatGPT para a tecnologia da Cohere é que a segunda tem como objetivo a acessibilidade para desenvolvedores e empresas. A informação foi confirmada por Aidan Gomez, presidente-executivo da startup, em entrevista concedida à Agência Reuters.

“Nossos modelos de bate-papo estão mais focados em tarefas aplicáveis aos negócios, como responder a perguntas do que escrever poemas. Não planejamos entregá-los a todos para uso gratuito e ilimitado”, falou Gomez. 

“Queremos construir um negócio saudável e sustentável.”, finalizou.

O executivo não deu maiores detalhes sobre o andamento do financiamento da startup.

Continue por dentro sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Veja nossa sugestão de leitura do dia: