Rio fica na frente de SP em levantamento de melhores cidades para viver
Buenos Aires, a capital da Argentina, foi eleita a melhor cidade para se viver na América Latina em 2024, conforme um levantamento realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), uma organização afiliada à revista The Economist. O estudo também posicionou o Rio de Janeiro à frente de São Paulo. Além disso, a pesquisa da EIU avaliou […]
Rio fica na frente de SP em levantamento de melhores cidades para viver
Buenos Aires, a capital da Argentina, foi eleita a melhor cidade para se viver na América Latina em 2024, conforme um levantamento realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU), uma organização afiliada à revista The Economist. O estudo também posicionou o Rio de Janeiro à frente de São Paulo.
Além disso, a pesquisa da EIU avaliou 173 cidades ao redor do mundo, considerando cinco categorias: estabilidade, cuidados com a saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura.
Depois de Buenos Aires, as cidades mais habitáveis da América Latina são, em ordem, Montevideo (Uruguai) e Santiago (Chile), todas com pontuação superior a 80.
Já na faixa abaixo de 80 pontos, começando em 60 pontos, aparecem, em ordem crescente de pontuação:
- San Juan (Porto Rico)
- Lima (Peru)
- San José (Costa Rica)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- São Paulo (Brasil) e Cidade do Panamá (Panamá) empatadas
- Assunção (Paraguai)
- Monterrey (México)
- Quito (Equador)
- Manaus (Brasil)
- Bogotá (Colômbia)
- Querétaro (México)
- Cidade do México (México)
Lista das cidades mais habitáveis do mundo
Vienna, capital da Áustria, foi considerada a cidade mais habitável do mundo pela EIU pelo terceiro ano consecutivo. A cidade quase conquistou pontuação máxima em quatro das cinco categorias avaliadas. O único quesito que não foi considerado perfeito foi “cultura e ambiente”, devido a uma aparente falta de eventos esportivos significativos.
Já a cidade menos habitável do mundo, de acordo com o levantamento, é Damasco, capital da Síria, que obteve a menor pontuação e ficou na 173ª posição na lista. Constantemente assolada pela guerra, a cidade síria está na última posição do ranking desde 2013.