A gigante dos artigos esportivos, Nike (NIKE34), emitiu um alerta nesta quinta-feira (21) sobre uma possível queda na receita para a primeira metade do ano fiscal de 2025. Esta previsão vem em meio a uma estratégia da empresa para reduzir a oferta de produtos clássicos, como os icônicos Air Force 1, buscando economizar custos e concentrar-se em lançamentos futuros e inovação de produtos.

A Nike, conhecida por sua liderança na indústria esportiva, superou as expectativas de Wall Street no terceiro trimestre, mas o alerta de queda na receita para o próximo período fiscal levou a uma queda de cerca de 6% nas ações após o fechamento do mercado.

Como parte de seu plano de economia de $2 bilhões, a empresa está se concentrando na redução do fornecimento de produtos com baixo desempenho e na otimização de sua cadeia de suprimentos. Durante uma teleconferência, Matthew Friend, diretor financeiro da Nike, explicou aos investidores que a empresa estava reduzindo as encomendas de calçados “clássicos”, como o Air Force 1, e os atuais tênis Pegasus Running.

Embora a estratégia direta ao consumidor da Nike não tenha alcançado o crescimento esperado e a empresa tenha admitido uma perda de terreno na categoria de corrida, a Nike permanece comprometida com o lançamento de novos produtos e inovação, o que pode impulsionar seu crescimento futuro.

A previsão de queda na receita para a primeira metade do ano fiscal de 2025 foi um choque para muitos investidores, mas a Nike manteve sua previsão de crescimento de 1% da receita para o ano fiscal de 2024.