A Latam Airlines anunciou no final da última semana suas projeções otimistas para 2024, estimando ganhos recorde na faixa de 2,6 bilhões a 2,9 bilhões de dólares. Essa projeção, medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e custos de reestruturação ou arrendamento (Ebitda) ajustado, superaria a expectativa máxima para o ano corrente, que é de 2,5 bilhões de dólares.

Além disso, a companhia aérea prevê um aumento significativo no número de passageiros, estimando um crescimento entre 12% e 14% no próximo ano, superando a taxa de crescimento registrada no primeiro trimestre de 2019. O crescimento de passageiros no mercado doméstico brasileiro, medido pela relação assentos-quilômetro oferecidos (ASK), também é esperado para aumentar entre 7% e 9%.

As subsidiárias de carga do grupo acompanham a tendência positiva, projetando um crescimento entre 10% e 12% em suas operações, medido em tonelada-quilômetro disponível (ATK) para o próximo ano.

Adicionalmente, a Latam estima encerrar o ano de 2024 com uma alavancagem líquida entre 1,8 vez e 2 vezes, consolidando sua posição financeira sólida no mercado.