O cofundador e ex-cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, anunciou na última quarta-feira (19) o lançamento de uma nova empresa de inteligência artificial (IA) chamada Safe Superintelligence.

De acordo com o site da companhia, ela está localizada nos Estados Unidos, com escritórios em Palo Alto e Tel Aviv. Sutskever fez o anúncio através de uma publicação no X.

“Nosso foco singular significa que não há distrações com custos indiretos de gestão ou ciclos de produto, e nosso modelo de negócios garante que a segurança, a proteção e o progresso estejam isolados das pressões comerciais de curto prazo,” destacou a publicação.

Para iniciar esse desafio, Sutskever se juntou a Daniel Levy, ex-pesquisador da OpenAI, e Daniel Gross, cofundador da Cue e ex-líder de IA na Apple, como cofundadores da Safe Superintelligence.

Vale lembrar que Sutskever deixou a OpenAI, que é apoiada pela Microsoft, em maio após desempenhar um papel fundamental na dramática demissão e recontratação do CEO Sam Altman em novembro passado. Sutskever foi removido do conselho da empresa após o retorno de Altman.

Antes de co-fundar a OpenAI, Sutskever construiu uma sólida reputação como pesquisador no campo da IA. Durante seu tempo no Google Brain e como pesquisador de pós-doutorado em Stanford, ele contribuiu significativamente, trabalhando ao lado de Geoffrey Hinton, uma figura influente no desenvolvimento da IA.

Gabryella Mendes

Redatora do Melhor Investimento.