BMW vai fabricar 1º modelo híbrido da marca no Brasil
A BMW anunciou, na última quarta-feira (10), que começará a produzir o primeiro veículo híbrido da marca no Brasil a partir do quarto trimestre, expandindo sua linha que já conta com 15 modelos eletrificados atualmente no país por meio de importações. O primeiro modelo híbrido da BMW a ser fabricado no Brasil será o utilitário […]
BMW vai fabricar 1º modelo híbrido da marca no Brasil
A BMW anunciou, na última quarta-feira (10), que começará a produzir o primeiro veículo híbrido da marca no Brasil a partir do quarto trimestre, expandindo sua linha que já conta com 15 modelos eletrificados atualmente no país por meio de importações.
O primeiro modelo híbrido da BMW a ser fabricado no Brasil será o utilitário X5, o terceiro modelo mais vendido da montadora no país, com um preço estimado em cerca de R$730 mil. A BMW mantém sua liderança no segmento de carros de luxo no país há cinco anos consecutivos, superando marcas como Audi, Porsche, Land Rover, Mercedes-Benz e Volvo.
A montadora alemã, que possui uma fábrica em Araquari (SC) desde 2014, acumulou investimentos no Brasil de 1,8 bilhão de reais desde então, incluindo os recursos destinados à produção local do X5 híbrido. No entanto, a empresa não divulgou o montante específico para essa produção.
O presidente da BMW América Latina, Reiner Braun, afirmou que “o Brasil é hoje um dos mercados da BMW com crescimento mais rápido no mundo”.
“Nós aumentamos as vendas em 10,7% no primeiro trimestre e esperamos continuar avançando”, acrescentou, evitando fazer previsões. Braun também mencionou que a montadora planeja lançar no Brasil neste trimestre o modelo X2, importado da Alemanha.
Com a produção local do X5 híbrido, a BMW amplia a presença de produtos eletrificados na América Latina, onde já monta o X3 plug-in no México. O X5 também será o primeiro híbrido plug-in do segmento de luxo a ser fabricado no Brasil e um dos primeiros modelos eletrificados do mercado em geral a ser montado no país.
O executivo destacou que o foco da produção do X5 plug-in será o mercado brasileiro, mas a empresa não descarta a possibilidade de exportar o modelo para outros países da região. O modelo que será fabricado na fábrica catarinense foi lançado nos Estados Unidos no ano passado e passará por “alguns ajustes” para se adequar ao mercado brasileiro, segundo Braun.
Michael Nikolaides, diretor de produção e logística do BMW Group, informou que o índice de nacionalização de componentes na fábrica de Araquari, que tem capacidade para 30 mil veículos por ano, é de 40%. Desde sua abertura, a unidade já produziu mais de 94 mil carros.
Crescimento da BMW
A BMW registrou um crescimento de 10,7% nas vendas do primeiro trimestre em relação ao ano anterior, totalizando 3.198 carros vendidos. Esse desempenho ficou praticamente em linha com o crescimento do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil. Em 2023, a montadora alemã vendeu 15.118 carros, um aumento de 9,5% em comparação com o ano anterior, conforme dados da Anfavea.
Em dezembro de 2023, a BMW já havia anunciado um aumento de 10% na produção na fábrica de Araquari, elevando-a para 11 mil unidades por ano a partir deste ano. Além da fábrica de carros em Santa Catarina, a BMW possui uma fábrica de motocicletas em Manaus.