Receita inicia hoje (30) pagamentos do 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal inicia os pagamentos do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Após o recorde de restituições no primeiro lote, o montante total das próximas restituições é de R$ 7,5 bilhões, distribuídos entre 5,1 milhões de contribuintes. No último dia 23, a consulta para receber a restituição do […]
Nesta sexta-feira (30), a Receita Federal inicia os pagamentos do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Após o recorde de restituições no primeiro lote, o montante total das próximas restituições é de R$ 7,5 bilhões, distribuídos entre 5,1 milhões de contribuintes.
No último dia 23, a consulta para receber a restituição do Imposto de Renda 2023 no segundo lote foi disponibilizada. Por meio do sistema da Receita Federal, os contribuintes puderam verificar se o depósito já estava disponível e conferir os valores a serem recebidos.
Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda 2023?
De acordo com a Receita Federal, um total de 5.138.476 pessoas receberão a restituição do Imposto de Renda 2023 no segundo lote. Os valores serão divididos entre grupos prioritários e uma nova categoria que surgiu este ano:
- 130.088 idosos com mais de 80 anos;
- 978.397 idosos entre 60 e 79 anos;
- 70.589 pessoas com deficiência física ou mental, ou doença grave;
- 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- 3.490.513 indivíduos sem prioridade legal que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix.
Para receber os valores da restituição, o pagamento será realizado diretamente na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda 2023. Caso o depósito não seja efetuado, é possível resgatá-lo no Banco do Brasil em até um ano.
Consulta da Restituição
A consulta ao segundo lote de reembolso ocorre diretamente no site do Ministério da Fazenda, através da seção “Meu Imposto de Renda”. Ao acessar a opção “Consultar Restituição”, é suficiente fornecer os dados solicitados para conferir a estimativa de pagamento ao contribuinte.
No Portal e-CAC, os contribuintes têm acesso a informações detalhadas sobre o reembolso, como:
- Status da declaração;
- Existência de pendências relacionadas ao reembolso;
- Ocorrência de discrepâncias nas informações declaradas;
- Possível inclusão da declaração na lista de casos para revisão.
Além disso, no próprio Portal e-CAC, o contribuinte tem a opção de fazer ajustes na declaração do Imposto de Renda, caso necessário.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2023
Ter conhecimento das datas de pagamento e realizar a consulta são maneiras simples, mas importantes, de assegurar a precisão das informações declaradas e evitar possíveis contratempos ao receber o reembolso.
Aqui está o calendário de restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1º lote: pagamento efetuado em 31 de maio
- 2º lote: pagamento previsto para 30 de junho
- 3º lote: pagamento programado para 31 de julho
- 4º lote: pagamento agendado para 31 de agosto
- 5º lote: pagamento previsto para 29 de setembro
Veja também:
IRPF: o que investidores de criptos precisam saber