A Opep, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, publicou relatório mensal nesta semana. Nele, elevou a previsão de alta na demanda global por petróleo no ano de 2023. A previsão saiu de 100 mil barris por dia (bpd), para 2,3 milhões de bpd. 

Quando comparado com o ano anterior, o cartel seguiu a estimativa de aumento na demanda global quanto aos 2,5 milhões de bpd.

Quanto às demandas que integram a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), o número deve aumentar cerca de 400 mil bpd este ano, segundo projeções do relatório. Para países fora da organização, a previsão é avançar cerca de 2 milhões de bpd no consumo em 2023.

Opep e oferta

Também foi cortado pela previsão de aumento na oferta de petróleo para países que não fazem parte do grupo para o ano de 2023. O corte contemplou de 100 mil bpd, para 1,4 milhão de bpd, ainda segundo relatório publicado.

Em relação às informações do estudo, alguns países podem aumentar a oferta no ano presente. Entre eles, estão os EUA, Brasil, Noruega, Canadá, Cazaquistão e a Guiana. 

Quanto a países como Rússia e México, é esperada uma queda na oferta para 2023. 

Produto Interno Bruto (PIB)

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a Opep também elevou sua projeção de alta do global no ano de 2023. A subida saiu de 2,5% para 2,6%, segundo informações da Organização. Também foi revisado pelo cartel quando a estimativa de possível avanço do PIB em escala mundial em 2022, saindo de 3% para 3,1%.

Para 2023, houve ajuste da projeção de crescimento dos EUA, saindo de 1% para 1,2%. A zona do Euro também teve ajustes, saindo de 0,4% para 0,8%.

Leia tudo o que acontece e é destaque no mundo da política, economia e negócios. Veja nossa recomendação de leitura: