Após dois dias de paralisação devido ao feriado de Carnaval, a Bolsa de Valores brasileira (B3) retoma suas operações nesta Quarta-feira de Cinzas (5). No entanto, o pregão será reduzido, iniciando às 13h e encerrando às 18h, conforme o horário de Brasília.

ADRs brasileiros e mercados globais durante o feriado

Durante a pausa da B3, o índice Brazil Titans 20, que acompanha os principais American Depositary Receipts (ADRs) de empresas brasileiras negociados em Nova York, teve leve alta de 0,09% na segunda-feira. Já na terça, o indicador recuou 0,56%, após ter atingido quedas mais acentuadas ao longo do dia.

Nos mercados internacionais, os primeiros dias da semana foram marcados por forte volatilidade. As principais bolsas globais registraram perdas expressivas após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México, além de 20% sobre mercadorias chinesas. O comunicado foi feito na tarde de segunda-feira e gerou instabilidade nos mercados.

Leia também:

Horário de negociação da B3 em março

Além da reabertura da B3, outra mudança impactará os investidores nos próximos dias: a partir de 10 de março, os horários de negociação da Bolsa serão ajustados devido ao fim do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa. Com isso, haverá uma nova sincronização com os mercados internacionais.

O segmento à vista e fracionário passará a operar das 10h às 16h55, encerrando uma hora mais cedo do que o habitual. O ajuste também afetará outros segmentos, como o mercado a termo e de opções, que terão fechamento antecipado. Já os contratos futuros de Ibovespa e minicontratos de índices, que atualmente operam até 18h30, passarão a encerrar às 18h25, enquanto os futuros de dólar terão negociação até as 18h.

Gostou deste conteúdo? Siga o Melhor Investimento nas redes sociais: 

Instagram | Linkedin

Lucas Machado

Redator e psicólogo com mais de 3 anos de experiência na produção de artigos e notícias sobre uma ampla gama de temas. Suas áreas de interesse e expertisse incluem previdência, seguros, direito sucessório e finanças, em geral. Atualmente, faz parte da equipe do Melhor Investimento, abordando uma variedade de tópicos relacionados ao mercado financeiro.