Lula se recupera após cirurgia e anuncia retorno ao trabalho: “Me sinto bem”, diz o presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou detalhes sobre sua recuperação após os procedimentos cirúrgicos recentes.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou estar se sentindo bem após passar por procedimentos cirúrgicos nos últimos dias. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o presidente compartilhou sua recuperação e destacou os cuidados médicos que estão sendo seguidos para garantir uma cicatrização completa. Lula, que recebeu alta hospitalar no último domingo (15), se prepara para retornar a Brasília na próxima quinta-feira (19) e retomar suas atividades normais de trabalho.
Estado de saúde e expectativa de recuperação
Lula, de 78 anos, explicou que os médicos estão mais atentos ao período de cicatrização que se estende entre 45 a 60 dias. “A maior preocupação dos médicos é com os próximos 45 a 60 dias, porque é o período de cicatrização”, declarou, destacando a delicadeza da região afetada, a cabeça, e a importância de seguir rigorosamente as orientações médicas.
O presidente enfatizou que, embora esteja se sentindo bem e não apresente complicações imediatas, ainda possui algumas restrições indicadas pelos médicos, principalmente em relação a atividades físicas. “Vou ficar mais tranquilo, me cuidando, e voltarei ao trabalho em Brasília”, afirmou Lula.
Impacto médico e cenário inicial grave
O médico Roberto Kalil Filho, responsável pelos cuidados de Lula, revelou que, inicialmente, o quadro clínico do presidente era grave e poderia ter levado a consequências mais sérias. “Podia ter acontecido o pior”, disse Kalil. Contudo, ele reafirmou que Lula se encontra agora em condições adequadas para cumprir suas funções presidenciais e, inclusive, se lançar como candidato à reeleição em 2026.
Kalil também observou que a recuperação de Lula está sendo monitorada de perto, com os médicos focando no processo de cicatrização e prevenindo qualquer complicação adicional. O fato de o presidente estar apto a retomar as atividades políticas e administrativas foi uma boa notícia, principalmente para o cenário político do país, que tem acompanhado de perto sua recuperação.
Viagens internacional e planejamento futuro
Apesar de o cenário estar controlado, o presidente Lula mencionou que sua próxima viagem internacional, para o Japão, só acontecerá em março de 2024. A viagem está agendada para o dia 27, e Lula garantiu que, enquanto isso, permanecerá em Brasília, focando na recuperação e em suas obrigações presidenciais.
A primeira-dama Janja Lula da Silva também compartilhou suas impressões sobre o período de internação de Lula no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ela o classificou como um “momento angustiante”, mas ressaltou que o presidente está “firme e forte” para retomar seus compromissos. Janja demonstrou confiança no processo de recuperação de Lula e no futuro político do presidente, que segue com apoio da família e da equipe médica.