Itaipu Parquetec fecha parceria com Nestlé para pesquisa em renováveis
Entre os focos das pesquisas estão energias renováveis, internet das coisas (IoT), robótica e conectividade 5G.
Itaipu Parquetec fecha parceria com Nestlé para pesquisa em renováveis
O Itaipu Parquetec, parque tecnológico situado dentro da Itaipu Binacional, assinou um protocolo de intenção com a Nestlé Brasil para promover a inovação no país.
Entre os focos das pesquisas estão energias renováveis, internet das coisas (IoT), robótica e conectividade 5G. As primeiras iniciativas serão definidas pelas equipes de ambas as organizações nos próximos meses, sem previsão de valores de investimento por enquanto.
Vale mencionar que o Itaipu Parquetec tem liderado testes para a aplicação de tecnologias em infraestruturas industriais críticas, incluindo a utilização de cães robôs em colaboração com a empresa americana Boston Dynamics.
Além disso, o parque desenvolve soluções para a transição energética, com foco em biogás e hidrogênio verde, e fomenta editais de inovação aberta. Como resultado, já foram incubadas mais de 80 startups em seu ecossistema de inovação.
Investimentos da Nestlé
A Nestlé, por sua vez, tem apostado em robôs autônomos, ferramentas de automação, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e Inteligência Artificial (IA) em suas operações industriais.
De acordo com a empresa, esses esforços resultaram em 30% menos paradas não planejadas, um aumento de 23% na flexibilidade e um ganho de 7% na produtividade das linhas de produção até o final de 2023, comparado com 2019, ano em que o projeto Fábricas Conectadas começou a ser implementado.