O adeus a Washington Olivetto, gênio da publicidade brasileira
O publicitário, que possuía 73 anos, estava internado em um hospital no Rio de Janeiro há cinco meses devido a complicações pulmonares.
O adeus a Washington Olivetto, gênio da publicidade brasileira
Na tarde do último domingo, o país perdeu um dos maiores gênios da publicidade brasileira, Washington Olivetto. O publicitário, que possuía 73 anos, estava internado em um hospital no Rio de Janeiro há cinco meses devido a complicações pulmonares.
Criador de campanhas icônicas como o garoto Bombril e a Democracia Corinthiana, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Cannes, apenas na categoria filmes, e foi o único latino-americano a vencer o Clio Awards em 2001.
Entre suas criações mais memoráveis estão as campanhas do casal Unibanco, do cachorrinho da Cofap e “O primeiro sutiã”, da Valisere, além de muitos outros trabalhos que marcaram a publicidade brasileira.
Seu talento foi inspiração para duas músicas de Jorge Ben Jor – “Alô, Alô, W/Brasil” e “Engenho de Dentro” – conforme informações divulgadas em seu site oficial. Além disso, seu nome virou prato em restaurantes de alta gastronomia.
Descendente de italianos da região da Ligúria, Olivetto nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Ele teve três filhos: Homero e os gêmeos Antônia e Theo. Seu pai, que trabalhava como vendedor, foi sua grande inspiração para seguir na publicidade.
Olivetto era um dos torcedores mais conhecidos do Corinthians e, em 1981, foi um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, movimento histórico do clube, quando ocupava a vice-presidência.
Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no Carnaval, com um enredo que contou a história da publicidade no Brasil.
Durante a pandemia, em 2021, aos 70 anos, ele abraçou o mundo digital e lançou seu podcast, o W/Cast, em parceria com a HUB Mídia.
Amigos e profissionais lamentam a perda do publicitário
Paulo Marinho, diretor-presidente da TV Globo, comentou que “Washington Olivetto foi um dos gênios da indústria criativa brasileira e um dos principais parceiros da Globo na construção de um mercado publicitário nacional potente, relevante e inovador. Sentiremos falta da sua fantástica capacidade de entender, interpretar e se comunicar com o Brasil, através de campanhas memoráveis que inspiraram e emocionaram gerações. À família, aos amigos e aos companheiros de trabalho, enviamos nosso abraço carinhoso”.
O diretor de TV José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, lamentou a morte de Olivetto através das redes sociais. “Quem não se lembra do cachorrinho da Cofap, do garoto Bombril, do primeiro sutiã e do genial “Hitler para Folha”. Ele nunca parou de criar, sempre recebia dele alguma ideia, um bom texto, um divertido carinho. Vai fazer falta na minha vida”, publicou.
O cantor Lulu Santos também postou sobre a morte do publicitário, a quem se referiu como melhor amigo. “Conheci Washington Olivetto há mais de 40 anos e ao longo do tempo nos tornamos amigos, muito amigos e praticamente familiares. A mim cabe apenas dizer que sentirei imensa falta, ainda que não me faltem as memórias e os ensinamentos guardados”, disse.
Nesta segunda-feira (14), o corpo será transportado de avião para São Paulo e será velado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares. O local e o horário ainda não foram divulgados.