Criador do Orkut planeja reativar a rede social; saiba mais

Considerada “pacas” por tanta gente nos anos 2000, quando chegou a somar mais de 300 milhões de usuários, a rede social Orkut pode ser reativada. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo criador da plataforma, Orkut Buyukkokten, durante visita ao Brasil. Durante sua participação no evento “Rio Innovation Week”, Buyukkokten revelou que tem planos […]

imagem do autor
Última atualização:  14 de ago, 2024 às 17:30
Criador do Orkut planeja reativar a rede social; saiba mais Criador do Orkut planeja reativar a rede social; saiba mais

Considerada “pacas” por tanta gente nos anos 2000, quando chegou a somar mais de 300 milhões de usuários, a rede social Orkut pode ser reativada. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo criador da plataforma, Orkut Buyukkokten, durante visita ao Brasil.

Durante sua participação no evento “Rio Innovation Week”, Buyukkokten revelou que tem planos de relançar a plataforma em breve.

A notícia sobre a possível volta da rede social que foi uma verdadeira febre rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter), no liderando entre os trends com usuários relembrando as comunidades e fóruns que marcaram a história do Orkut. 

Em entrevista concedida ao G1, Buyukkokten compartilhou que está trabalhando com profissionais do Vale do Silício e executivos de São Paulo para desenvolver uma nova versão da plataforma. 

Embora ainda não tenha divulgado uma data específica para o lançamento, ele expressou o desejo de trazer de volta a experiência autêntica que o Orkut proporcionava.

No bate-papo, ele destacou que muitos usuários sentem falta das comunidades que criaram e do espírito genuíno da plataforma. Para ele, as redes sociais evoluíram para mídias sociais focadas em marketing, corporações e influenciadores, o que afastou a proposta original de conectar pessoas e formar comunidades. 

Além disso, o fundador acredita que agora é um momento ideal para resgatar essa experiência genuína e reconectar as pessoas, enfatizando o desejo de ver o Orkut retornar em breve.

Do topo ao flop

A despedida da rede social aconteceu no ano de 2014, quando foi informada sua desativação. 

No entanto, em 2022 a plataforma do Orkut foi reativada com uma mensagem enigmática, anunciando que “algo novo estava sendo construído”, gerando expectativas sobre o possível retorno da rede social.

Orkut Buyukkokten, o criador da plataforma, comparou as mídias sociais atuais, como Facebook e Instagram, com a experiência que o Orkut oferecia. 

Segundo ele, essas plataformas modernas priorizam o lucro em detrimento da segurança dos usuários, lucrando com a negatividade e a raiva, já que emoções negativas mantêm os usuários engajados por mais tempo. 

Esse aumento de tempo na plataforma leva a uma maior visualização de anúncios, permitindo que essas empresas lucrem mais, tanto com a exibição de anúncios quanto com a coleta e venda de dados. 

Ele ainda conclui, descrevendo o ambiente das mídias sociais atuais como “tóxico”, refletindo sua preocupação com a direção que essas plataformas tomaram.