Lula é recebido com vaias e aplausos em evento sobre desoneração em Brasília

imagem do autor
Última atualização:  21 de maio, 2024 às 13:43
atual presidente Lula de terno com a mão na boca na frente de uma bandeira do Brasil

No evento da Marcha em Defesa dos Municípios, realizado nesta terça-feira (21) em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com vaias e aplausos ao ter seu nome anunciado. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O momento constrangedor ocorreu em meio às discussões sobre a manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios. Principal tema do evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Lula e a desoneração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recepcionado com vaias e aplausos durante a cerimônia de abertura da Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília (DF).

Além de Lula, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), participou do evento. Assim como vários ministros do governo e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O principal tema da edição deste ano da Marcha é a manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios. Nas últimas semanas, o governo federal e o Congresso Nacional alinhavaram um acordo em torno da retomada gradual das alíquotas sobre a contribuição previdenciária das empresas.

A legislação atual reduz a alíquota da contribuição previdenciária de 20% para 8% em cidades com até 156 mil habitantes. Nesse sentido, esse percentual se manterá até o fim de 2024, proporcionando um alívio financeiro para empresas e contribuintes nessas localidades. A partir do ano que vem, o governo também implementará uma reoneração gradual, mas ainda não divulgou os percentuais.