Nobel de Economia: americana Claudia Goldin é a vencedora de 2023

A renomada pesquisadora americana Claudia Goldin foi anunciada como a laureada do Prêmio Nobel de Economia de 2023, em um comunicado emitido pela Academia Real de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (9). O prêmio foi concedido a Goldin “em reconhecimento ao seu significativo avanço na compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres”. O […]

imagem do autor
Última atualização:  09 de out, 2023 às 11:19
Nobel de Economia: americana Claudia Goldin é a vencedora de 2023

A renomada pesquisadora americana Claudia Goldin foi anunciada como a laureada do Prêmio Nobel de Economia de 2023, em um comunicado emitido pela Academia Real de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (9). O prêmio foi concedido a Goldin “em reconhecimento ao seu significativo avanço na compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres”.

O prêmio histórico, que é distribuído anualmente desde 1969, marca apenas a terceira vez em que uma mulher é homenageada na categoria de Economia. Anteriormente, Elinor Ostrom recebeu a honraria em 2009 e Esther Duflo em 2019.

O comitê do Nobel destacou que Claudia Goldin apresentou o primeiro estudo abrangente sobre os rendimentos das mulheres e sua participação no mercado de trabalho ao longo de séculos. Suas pesquisas revelaram novos e surpreendentes insights sobre os papéis históricos e contemporâneos das mulheres no mercado de trabalho, com foco nas limitações impostas pela instituição do casamento e pelas responsabilidades familiares.

Diferentemente dos outros prêmios Nobel, o Prêmio de Economia não foi originalmente estabelecido no testamento de Alfred Nobel, em 1895, mas foi criado posteriormente pelo banco central sueco em sua memória.

No ano passado, o prêmio foi concedido ao ex-presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Ben S. Bernanke, juntamente com os economistas Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig, em reconhecimento aos seus estudos sobre bancos e crises financeiras, que estabeleceram as bases para a prevenção de colapsos bancários.

Prêmio Nobel 2023

O anúncio do Prêmio Nobel de Economia de 2023 faz parte da série de prêmios Nobel deste ano. Os outros laureados incluem Katalin Karikó e Drew Weissman na categoria de Fisiologia e Medicina, Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier na categoria de Física, e Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov na categoria de Química. O Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a Jon Fosse, enquanto o Prêmio Nobel da Paz foi entregue à ativista iraniana dos direitos das mulheres, Narges Mohammadi, em reconhecimento ao seu corajoso ativismo, mesmo diante de detenções e condenações no Irã.

Com informações de Estadão Conteúdo.

Veja também:
Boletim Focus: economistas elevam expectativas para o dólar em 2023

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nenhum post relacionado encontrado.

Veja também em Economia

Vista de baixo para cima da fachada de um prédio comercial em um dia de céu azul, destacando a placa preta da loja PUMA.

Ações da Puma disparam após rumores de compra por empresas asiáticas

Ibovespa hoje

Ibovespa fecha em leve baixa com Galípolo e Caged fraco; dólar sobe a R$ 5,35

rlusd ripple

Ripple ganha autorização e amplia uso da stablecoin RLUSD em transações internacionais

Imagem de um smartphone exibindo a tela da loja de aplicativos com o ícone e nome do app ChatGPT, destacando sua popularidade e versão.

Shopping research do ChatGPT transforma buscas em compras inteligentes

Duas pessoas lado a lado

Mantenha seu dinheiro
bem informado!

Receba as principais notícias do mercado no seu e-mail.