Lançamento iPhone 16: saiba como assistir e o que esperar do evento da Apple hoje
Expectativa no mundo da tecnologia! Nesta segunda-feira (09), a Apple fará o lançamento de novos produtos e o grande destaque será o iPhone 16, a nova geração de smartphones da empresa, que trará telas maiores e um redesenho no módulo de câmeras. Vale destacar que o iPhone 16 será o primeiro modelo a incorporar a […]

Expectativa no mundo da tecnologia! Nesta segunda-feira (09), a Apple fará o lançamento de novos produtos e o grande destaque será o iPhone 16, a nova geração de smartphones da empresa, que trará telas maiores e um redesenho no módulo de câmeras.
Vale destacar que o iPhone 16 será o primeiro modelo a incorporar a tecnologia Apple Intelligence, que oferece recursos avançados de inteligência artificial, incluindo integração com o ChatGPT, o assistente de conversação da OpenAI.
Com o tema “It’s Glowtime” (“É hora do brilho”, em português), o evento também apresentará novas versões do Apple Watch e dos AirPods.
Além disso, a Apple lançará o iOS 18 para todos os usuários. A atualização do sistema operacional, anunciada em junho, estava disponível apenas em versão de testes até agora.
Novo design para o iPhone 16
As versões “básicas” do novo iPhone 16, incluindo o iPhone 16 e o 16 Plus, devem apresentar mudanças no módulo de câmeras. Segundo os sites MacRumors e The Verge, a Apple pode adotar um design com as lentes traseiras alinhadas verticalmente, semelhante ao do iPhone 12.
Além disso, esses modelos deverão incorporar o botão Ação, introduzido no iPhone 15 Pro, que permite aos usuários personalizar funções do dispositivo.
Como é habitual, a Apple também atualizará o processador dos iPhones, equipando o iPhone 16 e o 16 Plus com o chip A17 Pro, atualmente presente nos iPhones 15 Pro e Pro Max.
Por outro lado, as versões Pro e Pro Max do iPhone 16 podem contar com o novo chip A18 Bionic, conforme informado pelo site AppleInsider. Com essas atualizações, os smartphones terão aprimorada capacidade para executar tarefas de inteligência artificial do Apple Intelligence.
Também está sendo especulado que as linhas Pro e Pro Max do iPhone 16 apresentem telas maiores este ano. Mark Gurman, repórter especializado em Apple da Bloomberg, prevê que a tela do iPhone 16 Pro pode aumentar de 6,1 para 6,3 polegadas, enquanto o iPhone 16 Pro Max deve ter uma tela de 6,9 polegadas, comparado às 6,7 polegadas do iPhone 15 Pro Max.
Já para a câmera ultrawide, que permite capturar mais detalhes em uma única imagem, é estimado que pode passar de 12 MP para 48 MP em ambos os modelos.
O The Verge também destaca que, em termos de câmeras, os modelos Pro e Pro Max estarão mais alinhados, pois ambos devem incluir a lente telefoto “tetraprisma” com zoom óptico de 5x, atualmente disponível apenas no iPhone 15 Pro.
Apple Watch, AirPods e Mac Mini
E os rumores não param! Muitos acreditam que a Apple não deve fazer mudanças radicais em seus relógios inteligentes. O novo Apple Watch Series 10 pode ser lançado nas versões de 45 mm e 49 mm, um aumento em relação ao Series 9, que está disponível em 41 mm e 49 mm.
De acordo com o portal Mashable, o novo modelo pode ser mais fino. Além disso, espera-se que um novo Apple Watch Ultra, o smartwatch mais resistente da marca, também seja anunciado durante o evento.
Mark Gurman, da Bloomberg, indica que a Apple pode lançar duas versões dos AirPods, conforme fontes próximas ao assunto. Uma versão terá cancelamento de ruído ativo (ANC), enquanto a outra não incluirá essa tecnologia.
O site PC Mag sugere que os novos AirPods poderão apresentar melhorias na qualidade de áudio e na duração da bateria.
Finalmente, outras opiniões apontam para o possível lançamento de um novo Mac Mini, que pode vir sem a porta USB. Segundo o portal Engadget, este pode ser o menor computador já produzido pela Apple.
Onde assistir ao evento da Apple ao vivo?
Para os “Applemaníacos”, que gostam de assistir tudo sobre a marca em tempo real, o lançamento do iPhone 16 será transmitido ao vivo de Cupertino, Califórnia, hoje, a partir das 14h (horário de Brasília), através do YouTube, Apple TV e no site da Apple.