Os royalties musicais, pagamentos feitos aos detentores dos direitos autorais, movimentam bilhões no mercado anualmente. Entretanto, algumas empresas do setor parecem enfrentar dificuldades recentemente.

A Hipgnosis Songs Fund (LON: SONG), um fundo que possui no seu catálogo músicas de artistas renomados como Beyoncé e Shakira, anunciou na última quinta-feira (18) que seu conselho recomendou a venda dos direitos musicais dessas divas do mundo pop, assim como de outros artistas, ao investidor Concord.

A empresa de investimento em propriedade intelectual musical, listada em Londres, comunicou que a venda está avaliada em US$1,4 bilhão. O anúncio provocou um aumento de mais de 30% nas ações da Hipgnosis na bolsa de Londres durante a manhã de ontem.

Além de Beyoncé e Shakira, a Hipgnosis adquiriu os direitos musicais de outros artistas renomados, como Red Hot Chili Peppers, Mark Ronson, Neil Young e Blondie. Entretanto, a empresa enfrenta graves problemas em seus relatórios financeiros, registrando um prejuízo operacional de cerca de 86,63 milhões de dólares.

A venda será intermediada com o apoio da Apollo Capital Management, parceira da Concord, uma gigante de private equity dos EUA. Segundo as empresas, os detentores dos direitos autorais se beneficiarão com o acordo.

A venda parece oportuna, considerando que a Hipgnosis reconheceu a necessidade de “mudanças financeiras e de governança substanciais para melhorar o seu desempenho financeiro”.