A diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, afirmou neste domingo (26) durante evento em Pequim, na China, que a estabilidade financeira global está exposta a um risco maior, causado pela alta nas taxas de juros.

“Está claro que os riscos para a estabilidade financeira aumentaram. Em um momento de níveis de endividamento mais altos, a rápida transição de um período prolongado de taxas de juros baixas para taxas muito mais altas necessárias para combater a inflação inevitavelmente cria tensões e vulnerabilidades, como demonstram os eventos recentes no setor bancário de várias economias avançadas”, disse Georgieva ao Fórum de Desenvolvimento da China.

Ainda neste mês, a falência do Silicon Valley Bank (SVB) nos Estados Unidos, resultou na queda de outra instituição financeira americana e na aquisição do Credit Suisse pelo UBS. Como resultado, muitos analistas estão preocupados com a possibilidade de uma nova crise financeira global.

“Também vimos formuladores de políticas agindo de forma decisiva em resposta aos riscos de estabilidade financeira e vimos bancos centrais de economias avançadas aumentando a provisão de liquidez em dólares americanos”, disse Georgieva. “Essas ações aliviaram as tensões do mercado até certo ponto, mas a incerteza é alta e isso ressalta a necessidade de vigilância”, afirmou a autoridade. 

“Mesmo com uma perspectiva melhor para 2024, o crescimento global permanecerá bem abaixo de sua média histórica de 3,8%”, concluiu.

Equipe MI

Equipe de redatores do portal Melhor Investimento.