A Eucatex (EUCA3), do setor industrial, apresentou resultados positivos no balanço do segundo trimestre de 2024 (2T24), mostrando crescimento nas principais linhas, controle eficaz de custos e expansão das margens.

No segmento Indústria e Revenda, responsável pela produção de painéis MDP/MDF/THDF e chapas de fibra, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 254,4 milhões, representando um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2023 (2T23). Esse avanço foi impulsionado por uma melhora no mix de vendas, com foco em produtos de maior valor agregado.

A Construção Civil, que abrange portas, batentes, pisos e tintas, teve um crescimento de 6,9%, acompanhando a expansão do mercado. Vale destacar que o setor enfrentou dificuldades nos últimos anos devido à desaceleração econômica, mas agora está demonstrando um ritmo de crescimento mais robusto e saudável.

Por fim, a divisão de exportação da Eucatex cresceu 10,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo aumento nas vendas, ajustes de preços e variações cambiais favoráveis. As perspectivas para a segunda metade de 2024 são otimistas, com a empresa prevendo se beneficiar de novos lançamentos e da conquista de novos clientes na região.

Vale destacar que os resultados vieram após um primeiro trimestre marcado pela queda nos resultados, devido a uma base de comparação bastante desafiadora, a retomada do crescimento e da melhoria nas margens traz uma sinalização relevante para o mercado.

Os executivos da companhia mencionaram em teleconferência que, em julho, a Eucatex já superou o recorde de faturamento de US$ 10 milhões nos Estados Unidos e esperam que essa tendência continue.

A melhora nas perspectivas para os mercados interno e externo pode ser um fator importante para impulsionar preços e margens, aliviando a sobreoferta e a alta ociosidade na indústria de painéis no Brasil.