A WEG (WEG3), uma das maiores empresas globais de tecnologia industrial, elegeu como novo CEO Alberto Yoshikazu Kuba, de 44 anos, que progrediu de estagiário a diretor na China dentro da organização. Ele sucede a Harry Schmelzer Júnior, que ocupava anteriormente o cargo. A transição ocorreu no início desta semana, conforme publicações da empresa nas redes sociais.

De acordo com o jornal Valor Econômico, o novo CEO da WEG é formado em engenharia elétrica e está na empresa há 22 anos, tendo iniciado como estagiário, progredido para analista de vendas e, posteriormente, chefe de vendas. Em 2010, partindo do interior de São Paulo, foi designado para a China, onde avançou de diretor comercial para diretor superintendente.

Após quase uma década de experiência internacional, Kuba retornou ao Brasil e assumiu a liderança da divisão de motores, cargo que ocupava até esta semana. Em dezembro, foi anunciado como o novo diretor-presidente da WEG. Agora, ele tem a missão de impulsionar a internacionalização dos negócios da WEG.

Sucessão era planejada

Seu antecessor desempenhou funções na multinacional catarinense por mais de 40 anos. Ele foi diretor de vendas e ocupou o cargo de diretor regional na Europa antes de assumir a presidência da WEG de 2008 a 2024. Schmelzer também fez parte do Conselho Empresarial do Brics por uma década.

No LinkedIn, a WEG agradeceu a Schmelzer por sua liderança visionária e dedicação incansável durante seu período como presidente. “Um capítulo se encerra, mas o legado permanece. Sua gestão exemplar guiou a empresa para novos horizontes, inspirando não apenas os colaboradores, mas toda uma comunidade. Que sua jornada continue sendo marcada por sucessos e realizações. Seu trabalho e visão deixam uma importante marca em nossa história”, escreveu a empresa.

O motivo da troca de comando não foi divulgado. No entanto, ao Valor, Schmelzer disse que sua sucessão estava sendo planejada há quatro anos.

Vale lembrar que nesta semana a WEG também foi associada à bilionária mais jovem do mundo, Lívia Voigt, que é neta de um dos cofundadores da empresa.